- Gustavo Lima
- 0 Comments
- 36391 Views
Sem dúvida alguma, você já ouviu falar em ferramentas que auxiliam na gestão das empresas, ferramentas essas, que automatizam, simplificam e otimizam processos.
No geral, as empresas são divididas em setores que passam por diversos níveis de gestão e no momento em que os processos se tornam mais complexos, as empresas buscam ferramentas de gestão empresarial, capazes de controlar a gestão da empresa.
O que é um ERP?
Parte dessas ferramentas, são os famosos ERP’s, (Enterprise Resources Planning), que unificam informações e facilitam o fluxo de trabalho entre os departamentos, funcionando como um centralizador do fluxo de trabalho, alinhando e integrando as áreas e facilitando futuras tomadas de decisões.
Como funciona o sistema ERP?
Apesar de parecer um sistema complexo, no geral, a ferramenta funciona organizando todo o volume de informações geradas por diversas áreas de uma empresa. A estrutura do software é bem robusta, já que tem a capacidade de auxiliar todos os departamentos.
Dentro do ERP, podem existir opções de gerenciamento para diversas rotinas diárias, como por exemplo, cadastro e venda de produtos, controle financeiro geral, gestão de suprimentos e estoque, gestão de colaboradores, entre outros.
Através desse sistema robusto, é possível que a empresa insira módulos que auxiliem a gestão do seu negócio no dia a dia. Desta forma, a empresa consegue rodar o sistema em todas as áreas, o que facilita muito o fluxo de informação interno.
Como se caracteriza um ERP?
O sistema ERP tem algumas principais características que auxiliam no processo de gestão dos departamentos e da empresa no geral, como por exemplo:
- Integração completa entre diferentes áreas da empresa;
- Flexibilidade de adaptação em diferentes segmentos do mercado;
- Fluxo de informações único, reunindo toda comunicação empresarial;
- Processos automatizados que facilitam no dia a dia;
- Acompanhamento de dados em tempo real, que auxiliam em tomadas de decisão ágeis.
Qual benefício de utilizar um ERP?
A maior vantagem de utilizar um sistema integrado de ERP, é que ao invés de cada setor precisar de uma ferramenta isolada e diferente de cada área, pode-se utilizar somente uma, que concentra todas as informações de forma inteligente, oferecendo à empresa autonomia ao executar tarefas rotineiras e comunicação entre todas as áreas.
Além disso, ao contratá-lo, a empresa recebe um software ”genérico’’ e precisa personalizá-lo de acordo com as necessidades do negócio. Ou seja, ele é moldado para sua empresa, garantindo tudo o que você precisa.
Desta forma, permite o controle de filiais e outras empresas, sendo realizado nesse programa único e tornando a comunicação mais rápida e efetiva.
Todos os processos tornam-se automatizados em todos os departamentos, reduzindo até 20% no tempo investido em controles e fechamentos. Os dados também têm mais qualidade ao serem informados, aumentando a produtividade, já que todas as informações são compartilhadas.
O sistema reduz riscos e erros humanos, reduzindo custos e tempo na gestão geral da empresa. O acompanhamento é fácil e rápido, permitindo a visualização de todo processo de compra, recebimento, contratos, estoques e outras demandas.
Como o sistema ajuda na proteção de dados?
A segurança de dados corporativos é importantíssima para uma empresa, através do ERP, não existe o desencontro de informações, permitindo que os dados cheguem de maneira segura à equipe responsável.
A maioria dos softwares trabalham com nuvem, permitindo o armazenamento e compartilhamento de dados de forma segura e criptografada, sem poder ser interceptada.
O sistema ERP pode identificar a troca de dados entre setores e bloquear entradas suspeitas. Além disso, o controle de acesos e segurança da empresa também pode ser integrado ao ERP, definindo hierarquias e permissões de pessoas.
Diferentes módulos do ERP
Como comentamos acima, é possível incluir diferentes módulos a parte em um sistema de ERP, como por exemplo:
- Controladoria: é possível verificar todas as exigências legais dentro do sistema;
- Financeiro: o fluxo financeiro fica acessível de forma transparente para a gestão;
- Manufatura: atende às necessidades e simplifica atividades industriais em processos estratégicos e mais ágeis;
- Suprimentos: é possível identificar melhor os processos de compras da empresa;
- Vendas: otimiza e controla processos comerciais, gerenciando o processo de vendas completo;
- Serviços: controle de prestadores de serviços de forma eficiente e segura.
Porém, apesar da integração com todos esses módulos, infelizmente o ERP não tem um módulo integrado de gestão de reembolso de despesas, uma ferramenta com várias funcionalidades, capaz de otimizar e automatizar os processos de reembolso de despesas à colaboradores.
Integração do Aptus RD ao ERP
O Aptus RD é a melhor plataforma de reembolsos de despesas corporativas do mercado, através dela, é possível automatizar e otimizar os processos de reembolsos, com sistema antifraude e integração com qualquer ERP disponível atualmente.
Com a integração no ERP, é possível realizar o reembolso de despesas de forma rápida e segura, além de permitir o controle total e visão geral desse processo.
Que tal conhecer nossa solução? Agende agora mesmo uma demonstração completa do nosso Aptus RD.